sexta-feira, 12 de março de 2010

Sentir os sentidos

Segundo a Wikipédia, do ponto de vista da biologia e ciências cognitivas, os sentidos são os meios através dos quais os seres vivos percebem e reconhecem outros organismos e as características do meio ambiente em que se encontram.
O adjectivo correspondente aos sentidos é sensorial.
Os animais normalmente têm órgãos especializados para essas funções.
No Ser humano, são geralmente considerados cinco sentidos e os órgãos onde residem são:
A audição reside na cóclea, no ouvido interno;
O olfacto reside na pituitária, dentro do nariz;
O paladar reside nas papilas gustativas da língua; e
O tacto reside nos terminais nervosos da pele;
A visão reside na retina dos olhos.
(Apresentados por ordem alfabética)
Há também outros sentidos menos discutidos e dedicados ao equilíbrio, percepção do próprio corpo (propriocepção) e a sensação de calor.
Ora, se está tudo tão explicadinho, porque quero eu falar dos sentidos?
Porque os gosto de sentir, das sensações que me causam e das emoções que me provocam.
Mas, se são parte integrante de todos as pessoas, porque é que umas os “sentem” mais que outras?
Não sei ao certo nem cabalmente, mas, sentindo-os como os sinto, acho ser um enorme desperdício não os sentir.
Já repararam a quantidade de vezes que usamos o verbo, o adjectivo e o substantivo em torno dos sentidos?
É através dessas palavras que sem grandes descrições nos explicamos melhor, e mais eficazmente transmitimos o que estamos a sentir ...e melhor nos percebem também.
É verdade, eles estão sempre presentes e não os devemos ignorar mas sim aproveitar em todas as ocasiões - ou provocá-las. Experimente despir-se de conceitos, preconceitos e tabus, e explore ao máximo cada um deles.
Uma visão sensual, a mão a deslizar suavemente na pele, o arrepio de um gemido sussurrado, o cheiro que exala de um momento a dois, os sabores que desses momentos...
Vá... explore todos os sentidos do seu corpo e renda-se às sensações que eles podem lhe trazer - garanto que são fantásticas.
Para começar, convido a um exercicio simples.
Ordená-los por ordem preferencial decrescente.
Já começaram?
Então também já repararam que a tarefa não é tão simples assim
Pois é!
Vão ter que os "sentir" muito bem a todos, não é? …e não vale dizer que são todos de valia igual.
E vai demorar, daí que interrompo aqui o post e voltarei mais tarde com a continuação.
Divirtam-se :)

P.S. Se quiserem deixar em comentário as vossas preferências estejam à vontade. Até será giro perceber as ordens preferenciais de cada um.
E como quem pede também deve oferecer, eis as minhas:
1 - Visão
2 - Tacto
3 - Audição
4 - Olfacto
5 - Paladar

6 comentários:

  1. Visão
    Audição
    Tacto
    Paladar
    Olfacto

    Beijinhos e xis, muitos e muitos!

    Planeta Marbu

    ResponderEliminar
  2. Visão
    Tacto
    Audição
    Paladar
    Olfacto

    Beijinho Abraçado
    Mjsspa

    ResponderEliminar
  3. Isa:
    Quem assim escreve, tem que forçosamente ser dotado de uma grande sensibilidade... Há quem diga que desenvolvemos os nossos sentidos quando nos faltam um deles, ou se está diminuído.... Sendo assim quase me atreveria a dizer, que o autor deste artigo, não teria qq um dos sentidos, tão grande é a sua sensibilidade.
    Parabéns!!!
    Já agora , também gosto de sentir...e com as seguintes prioridades
    1º Visão
    2º Tacto
    3º Audição
    4º Olfacto
    5º Gosto

    ResponderEliminar
  4. Penso que todo sentir depende do estado de espirito cada ser ... como ele esta no momento . e as necessidades de nível mais baixo devem ser satisfeitas antes das necessidades de nível mais alto.pois sendo assim eu estaria contra a hierarquia de necessidades de Maslow

    Beijos no seu coraçao

    Mel

    ResponderEliminar
  5. TAMBÉM ME AGRADA O ASPECTO, MAS NÃO ME PRENDO A ISSO . VOU MAIS PELA VOZ E O Q ELA ME DIZ , E COMO TENHO O OLFACTO E O PALADAR AGUÇADO , ACHO MUITO IMPORTANTE O CHEIRO E O BEIJO E SÓ DEPOIS O TOQUE POIS É NESSA ORDEM Q VENHO A CONHECER O HOMEM POR QUEM ME SINTO ATRAÍDA .

    ResponderEliminar
  6. Pois para mim o sentido mais importante é o ..... sexto!

    ResponderEliminar